O que sabemos sobre criança e atividade física?

atividade fisica
Photo by Patricia Prudente on Unsplash

A prática de atividade física está associada a uma vida saudável, pois tem papel importante na prevenção de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, infarto, derrame, osteoporose e câncer. Na saúde mental, também há comprovação de seus bons efeitos: reduz depressão e traz melhora do bem-estar geral. E o bom é que, de modo geral, isso vale para qualquer exercício!

E os benefícios da atividade física se aplicam também para crianças? Devemos nos preocupar com a quantidade de atividade física que elas praticam? Com certeza!

A atividade física nas crianças ajuda a formar ossos e músculos fortes, diminui a chance de se tornar obeso e também atua na saúde mental: reduz ansiedade, depressão e é capaz de promover uma postura mais positiva. Praticar exercícios contribui para o aprendizado de habilidades sociais e para a coordenação motora.

Ser fisicamente ativo é importante para o crescimento e desenvolvimento, e isso já se inicia com os bebês. Atividades de qualquer intensidade devem ser encorajadas e os períodos de inatividade, como ficar sentado no carrinho ou assistir televisão, devem ser limitadas.

A preocupação com atividade física existe desde cedo. Bebês, antes de engatinhar, devem ser estimulados a manter-se ativos ao longo do dia, propiciando momentos em que eles precisem alcançar objetos e brincar de puxar e empurrar, por exemplo. É importante mantê-los posicionados de forma que consigam mexer braços e pernas livremente.

Enquanto estão acordados, é importante ter um momento para que fiquem de barriga para baixo. Essa posição ajuda a fortalecer os músculos necessários para sentar e engatinhar. Deixar o bebê de barriga para baixo e colocar brinquedos próximos para que ele tente alcançar é uma ótima brincadeira! É natural que no início possa ocorrer alguma resistência a essa posição, então comece aos poucos e aumente o tempo gradativamente. A postura de barriga para baixo deve ser usada apenas com o bebê acordado, pois durante o sono aumenta o risco de morte súbita do lactente, assunto para uma próxima postagem.

Andadores não são recomendados nem para a prática de atividade física nem para mais nada, uma vez que seu uso está associado a um grande risco de acidentes. Os andadores que viram balanço também não são recomendados, já que estimula que a criança toque o chão com a ponta dos pés, o que pode atrasar o início da marcha.

Quando começam a andar, o ideal é mantê-los ativos por pelo menos 180 minutos, que não precisam ser consecutivos, em atividades dentro e fora de casa. Contam como atividade física desde ficar em pé, rolar, até correr, pular e saltitar. Nessa fase, atividades como brincar no trepa-trepa, brincadeiras na água, andar de bicicleta, pega-pega e jogar bola são algumas das boas escolhas.

Dos 5 aos 17 anos, é recomendado pelo menos 60 minutos de atividade física diária, de moderada a intensa – acredita-se que ao ultrapassar os 60 minutos, os benefícios aumentam. Não é necessário que os 60 minutos sejam consecutivos, eles podem ser fracionados ao longo do dia. Idealmente, esses 60 minutos não devem incluir atividades não-recreativas, ou seja, atividades do dia-a-dia. Dentre as atividades físicas possíveis para serem realizadas, incluem-se brincar, jogar esportes coletivos, caminhar como meio de locomoção e realizar atividades da casa. A maior parte das atividades deve ser aeróbica e é necessário que estejam incluídas atividades mais vigorosas, incluindo atividades de fortalecimento muscular, como atividades de puxar e empurrar e subir em árvores. Vale a pena reforçar: alguma atividade física é melhor que nenhuma! No caso de crianças sedentárias, é possível iniciar com durações menores e ir aumentando aos poucos.

Algumas recomendações para as famílias colocarem atividade física em suas rotinas:

  • Faça do tempo em família um tempo de atividade física em família: caminhem juntos após o jantar, façam trabalhos de cuidado da casa juntos, use quadras e parques da cidade, prefiram andar a pé ou de bicicleta em vez de usar o carro.
  • Encoraje seus filhos a brincar ativamente: em vez de assistir televisão ou jogar videogame, sugira jogos com bola ou andar de bicicleta.
  • Dê brinquedos que estimulem a prática de atividade física, como bicicleta, corda de pular, pipa, bola…
  • Incentive seus filhos a experimentar uma nova atividade física ou a entrar em algum time.
  • Seja positivo em relação às atividades físicas que seu filho participa, incentivando-o a mantê-la.
  • Estimule seu filho a falar sobre como se sente quando pratica atividade física e como se divertiu praticando.

Talvez uma das recomendações mais importantes seja esta: seja um modelo! Pais e cuidadores devem levar uma vida ativa e ter consciência dos benefícios que a prática da atividade física pode trazer para suas vidas e para a vida de seus filhos.

 

Referências:

  1. Chekroud, S. R., Gueorguieva, R., Zheutlin, A. B., Paulus, M., Krumholz, H. M., Krystal, J. H., & Chekroud, A. M. (2018). Association between physical exercise and mental health in 1·2 million individuals in the USA between 2011 and 2015: a cross-sectional study. The Lancet Psychiatry. https://doi.org/10.1016/S2215-0366(18)30227-X
  2. Strong, W. B., Malina, R. M., Blimkie, C. J. R., Daniels, S. R., Dishman, R. K., Gutin, B., … Trudeau, F. (2005). Evidence based physical activity for school-age youth. Journal of Pediatrics. https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2005.01.055
  3. (2010). Global recommendations on physical activity for health. Journal of Chemical Information and Modeling. https://doi.org/10.1080/11026480410034349
  4. Warburton, D. E. R., Nicol, C. W., & Bredin, S. S. D. (2006). Health benefits of physical activity: The evidence. CMAJ. https://doi.org/10.1503/cmaj.051351
  5. https://www.nhs.uk/live-well/exercise/physical-activity-guidelines-children-under-five-years/
  6. https://www.cdc.gov/healthyschools/physicalactivity/guidelines.htm

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s